Sobre a UniCarioca
A UniCarioca nasceu em 1990, sob o nome “Faculdade Carioca de Informática”. Iniciou suas atividades no mercado educacional voltada para a área de tecnologia da informação e, hoje em dia, oferece cursos para diversas áreas, como saúde e ciências humanas, onde além da formação profissional, desenvolve seres humanos conscientes.
O Centro Universitário é um ecossistema muito acolhedor, que preza pela acessibilidade e a integração dos alunos com todo o ambiente acadêmico, incluindo a coordenação, professores e os recursos para o desenvolvimento pessoal. “Assim como na AMT, nós como clientes temos livre acesso em todas as pontas, desde os técnicos à alta gerência”, observa Gustavo Adolfo Cardoso da Costa, coordenador de infraestrutura de TI da UniCarioca.
Há oito anos consecutivos a UniCarioca se destaca como o melhor Centro Universitário, segundo o MEC. Nos anos 90, a universidade já investia no ensino a distância (EAD), porém, desde o início da pandemia em 2020, ocorreu ainda mais dedicação ao desenvolvimento da modalidade EAD, deixando a universidade ainda mais digital com aplicação intensa da tecnologia. Para isso, os estudantes da UniCarioca contam com o sistema do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) UniCarioca.
Desafios
O principal objetivo da UniCarioca era migrar os servidores físicos para um datacenter.
No final de 2013, precisávamos buscar empresas que atendessem a demanda de migração do modelo on-premises para a nuvem. Um parceiro que tínhamos na ocasião nos recomendou a AMT, que nos ofereceu a melhor proposta, firmando-se assim essa parceria desde 2014.
Nossa principal queixa envolvia a continuidade do negócio, havendo a necessidade de mitigar os riscos. Na época, todos os servidores da UniCarioca ficavam na Matriz do Rio Comprido, no RJ. Como não havia gerador, a operação do Centro Universitário era interrompida em todas as unidades quando faltava luz. Comprar um gerador era ainda mais caro do que montar um datacenter, então fez-se necessário encontrar outra solução que possibilitasse a continuidade do negócio, mas que também fosse economicamente viável.
Foi assim que a UniCarioca migrou para o datacenter AMT Cloud. No início foi um grande desafio, pois a operação não podia ser interrompida em momento algum, porém, a migração foi efetuada com sucesso e os detalhes foram ajustados ao longo do processo.
Soluções
Além do datacenter, a UniCarioca tinha outras necessidades. Na verdade, a universidade precisava de soluções que sequer estavam disponíveis no mercado naquela época, dentre elas o balanceador de carga – uma solução para distribuir as requisições de maneira sequencial entre os servidores – para otimizar as matrículas da instituição. Acontecia que muitos alunos precisavam fazer matrícula ao mesmo tempo, o sistema travava e isso era um grande obstáculo. Na época, a universidade tentou solucionar o problema com balanceadores disponíveis no mercado, mas nenhum deles supriu a necessidade. Foi aí que a AMT Cloud passou a fazer parte deste cenário e buscou a solução de uma forma personalizada. Ao longo do tempo, a solução foi sofrendo ajustes, ganhando força através da experimentação, até se tornar ideal e madura. Atendendo a demanda em um formato utilizado até hoje.
A UniCarioca, na época, apresentava outras dores que envolviam a necessidade de uma DBA (Administrador de Banco de Dados) fixo, análise de vulnerabilidades, firewall, backup, entre outras demandas. Hoje em dia, todas as demandas são atendidas pela AMT.
Resultados
A solução para essa necessidade segue um raciocínio básico – em caso de queda da Internet de uma determinada operadora, existem outros links para substituir rapidamente, e o fluxo de informações é automaticamente direcionado para um deles.
Além da disponibilidade e, consequentemente, continuidade da operação, antes de migrar para a AMT Cloud, o site da UniCarioca era suportado por um host dedicado de outra empresa, porém, existiam inúmeros problemas em relação a atualizações, suporte etc.
Em 2016, o site foi invadido por um hacker que fez um defacement (ataque realizado com a finalidade de modificar a página de um site na Internet). Imediatamente, o suporte da AMT Cloud entrou em contato alertando e iniciando o protocolo para a resolução do problema. Como já existia um planejamento indicando o necessário em caso de incidentes, o site ficou fora do ar por apenas alguns instantes. “O monitoramento 24×7 é muito importante e benéfico para a nossa operação, afinal, o site da UniCarioca é fundamental para o nosso negócio”, destaca o coordenador da UniCarioca.
Diferenciais
A organização em todas as etapas do projeto foi a chave para o sucesso. O planejamento e processo andaram e andam lado a lado, muito bem alinhados. Isso possibilita identificar e prever erros, culminando na mitigação de riscos e solução de problemas de forma ágil e eficaz.
Para nós, da AMT, nenhum cliente é apenas mais um número. Todos são conhecidos e recebem tratamento exclusivo e personalizado. A equipe de atendimento “sabe com quem está falando” e constrói, de fato, uma relação de proximidade e confiança. “Na AMT, todos nos conhecem pelo nome, assim como o nosso TI conhece cada uma das pessoas que nos atendem. Temos uma porta que está sempre aberta e os times têm uma relação de troca constante que envolve acolhimento, além das relações empresariais. Essa humanização e parceria é fundamental”, ressalta Gustavo Costa. O coordenador de infraestrutura de TI da UniCarioca completa afirmando que “A AMT é uma empresa que promove seus funcionários, é muito bacana acompanhar a evolução da equipe que me atende desde o início. Conheci alguns técnicos nível 1 que agora estão em posições de liderança, isso é muito interessante”.