Skip to content

Teste de Invasão x Monitoramento de Vulnerabilidades: Entenda a diferença!

Teste de Invasão x Monitoramento de Vulnerabilidades: Entenda a diferença!

     O Teste de invasão (TDI) é uma consultoria pontual, feita pela demanda do cliente, que possui foco em avaliar os riscos de Segurança da Informação e foi projetado para minimizar os impactos nas redes de telecomunicações e no ambiente de Tecnologia da Informação da empresa contratante do teste. O objetivo é testar a eficácia dos mecanismos de segurança existentes, averiguando se é possível um hacker acessar a rede interna e causar danos.

     O projeto prevê variados tipos de ataque para a detecção de brechas de segurança cibernética passíveis de invasão, a fim de promover antecipação e remediação de vulnerabilidades através da execução do Teste de Invasão. Ao final, é apresentado um relatório para a equipe do cliente com as vulnerabilidades apontadas, acompanhadas de recomendações para cada brecha encontrada.

     O teste de invasão é recomendado para:

     • Dificultar o acesso e exposição das informações da empresa mediante                       invasão de hackers.
     • Detectar as vulnerabilidades ocultas e mitigar riscos.
     • Impedir a interrupção dos negócios da organização.
     • Evitar multas por não conformidade com regulamentos de segurança.
     • Avaliar o desempenho e sofisticar a segurança cibernética da organização.

     O teste só poderá ser feito após a assinatura do acordo de execução, com os limites estabelecidos, assinado pelo cliente. No escopo é definido o que poderá ou não ser feito pela equipe do teste, tudo de forma a preservar a integridade dos sistemas da empresa. Não deverão ser executados testes que envolvam ataques do tipo negação de serviço, engenharia social ou ataque em massa que possam degradar os serviços analisados.

     O Monitoramento de Vulnerabilidades é uma análise decorrente de uma varredura de um determinado número de servidores buscando vulnerabilidades, similar a um antivírus.

     É analisado o conjunto de ativos (servidores) do cliente, sem que um consultor de segurança faça buscas pela Internet ou outras formas de levantamento de vulnerabilidades. Não faz parte do teste de invasão.

     É um serviço continuado onde o cliente recebe um relatório com o levantamento dos problemas, sem o apoio consultivo que o TDI entrega.

     Entre em contato e saiba como o teste de invasão e o monitoramento de vulnerabilidades pode ajudar a reforçar a segurança da sua empresa.

Clique aqui e obtenha assessoria gratuita.

Categorias

Tecnologia

Inscreva-se e seja sempre informado sobre os novos conteúdos.