Skip to content

Sua empresa está preparada para operar de qualquer lugar?

Sua empresa está preparada para operar de qualquer lugar?

Segundo o Gartner, operações de qualquer lugar é um modelo operacional com forte tendência para o mundo dos negócios dentro dos próximos anos – e não é só isso.

Uma empresa, preparada para executar as suas operações de qualquer lugar, necessita ter uma operação de TI desenvolvida para oferecer suporte em todos os lugares – garantindo acesso a nuvem com alta disponibilidade e segurança de ponta – selecionar o time de funcionários de qualquer parte e gerenciar a implantação de serviços e negócios em infraestruturas que tendem a se distribuir, baseadas em cargas de trabalho. Tudo isso oferecendo aos funcionários e clientes experiências físicas e virtuais de alta performance, com grande senso colaborativo por parte de todos.

Dessa forma, seguimos caminhando para a era XaaS, ou Everything as a Service, o termo utilizado no âmbito da computação em nuvem que se refere a entrega de qualquer coisa como um serviço, sejam produtos, tecnologias ou ferramentas.

Sabe aquele banco digital, que não possui agência física e todos os processos entre abrir conta e movimentar receitas são feitos online? Esse tipo de operação, oferece suporte remoto eficaz a clientes de diferentes regiões territoriais, e vem ganhando cada vez mais adeptos que enxergam esse modus operandi como um meio descomplicado e eficiente de suprir suas necessidades. Tudo ao alcance das mãos e sem precisar se deslocar.

O mesmo acontece com os aplicativos que nos permitem “morar” em uma casa há cada semana, solicitar um motorista, locar bicicletas, dentre outros. Uma mudança significativa e evidente no padrão de consumo ao longo do tempo, que se tornou acessível através do provisionamento da infraestrutura proveniente da computação em nuvem. 

Empresas que já adotavam jornadas híbridas de trabalho, encaram o atual cenário do mercado com quase nenhuma dificuldade, mesmo que em algumas áreas as operações estejam completamente remotas. Além disso, o modelo permite a redução de custos com infraestrutura.

O Home office seria o futuro das jornadas de trabalho, então?

Não exatamente.

As operações de qualquer lugar permitem que as jornadas de trabalho sejam criadas em, literalmente, qualquer lugar. Não se atendo apenas a estrutura do home office, interagindo com o time e os clientes virtualmente. Com o uso da tecnologia promovida pelo campo da TI, o operador terá a possibilidade de trabalhar em meio a uma viagem, por exemplo, fazendo uso de uma ferramenta de trabalho, como um smartphone, e internet disponível no local.

Um dos fatores que ajudam essa forma de trabalho a funcionar satisfatoriamente, é a comunicação assertiva com o time, parceiros e clientes, tornando toda a operação mais colaborativa, produtiva e atualizada, independente do distanciamento físico. É necessário manter um ambiente remoto seguro, utilizando a nuvem com o auxílio de um suporte eficaz, e pensar em automação de processos para otimizar o tempo. Seja a jornada remota, ou presencial, a comunicação é a chave para qualquer relação.

Segundo o Gartner, ao final de 2023, 40% das organizações terão aplicado operações em qualquer lugar para fornecer experiências virtuais e físicas, otimizadas e combinadas, para clientes e funcionários.

Após o fim da pandemia, a jornada remota com a colaboração virtual, permanecerá sendo um modelo utilizado por muitos segmentos e as empresas precisarão se adaptar para que isso continue funcionando. Mesmo os espaços físicos, deverão se aprimorar digitalmente.

O campo da TI tem um papel fundamental no mercado global, como sendo um forte instrumento na construção de futuros possíveis, porém, não de forma isolada, pois a jornada da transformação digital exige uma equipe multidisciplinar para superar os obstáculos existentes.

O que acha dessa tendência? Sua empresa teria capacidade para continuar existindo em um possível cenário de trabalho remoto permanente?

Caso tenha dúvidas sobre isso, nós podemos ajudar a sua empresa a se preparar para os novos desafios do mercado. Agende um Cloud Assessement com nossos especialistas e saiba, de forma 100% gratuita, o que a sua empresa precisa fazer para se adequar.

Clique aqui.

Categorias

Tecnologia