Segurança na nuvem: como se proteger?

Com frequência observamos na mídia ataques cibernéticos que poderiam ter sido evitados. Muitas empresas contratam serviços de nuvem e imaginam que não é necessário fazer mais nada. Não é preciso pensar em backup, segurança dos dados e nem na disponibilidade, mas esse pensamento está equivocado.

A Nuvem nada mais é do que uma infraestrutura com recursos computacionais virtuais, e assim, como qualquer ambiente de TI, é necessário adotar medidas de contenção a fim de se eliminar indisponibilidade e garantir fatores de segurança que protejam os dados. 

Como garantir a disponibilidade dos dados e a segurança na nuvem?

1. Planeje, planeje, planeje

Apesar dos provedores de Nuvem passarem a sensação que o ambiente possui um grande controle sobre pontos de falhas, inconvenientes podem surgir fazendo com que nem sempre esses controles sejam suficientes. Por esse motivo, é importante desenhar a arquitetura da sua solução em nuvem  com foco em disponibilidade, segurança e eficiência. Veja a cadeia de SLA (Service Level Agreement) do provedor e outros fornecedores, verifique processos e recursos de disponibilidade, proteja o ambiente e garanta a continuidade do seu negócio.

2. Fique de olho nas vulnerabilidades

Quanto a segurança, também não existe mágica! É preciso estar atento, pois existem muitos tipos de ataques e desdobramentos, sendo necessário pensar de uma forma mais global. Quando se trata de TI não existe “bala de prata”, mas é bom estar preparado.

Existem inúmeros processos de análise preventiva no mercado que podem te auxiliar em sua estratégia de segurança digital, as duas mais comuns dentre elas são:

Teste de Invasão

Permite ter uma visão de vulnerabilidades do ambiente tanto do lado externo, onde um atacante buscaria uma brecha para entrar, ou internamente, onde também pode haver uma porta aberta para criminosos.

Monitoramento de Vulnerabilidades

Uma forma de se antecipar a brechas de segurança, bem parecido com o teste de invasão, mas realizado de forma automatizada. É um método que pode prevenir que vulnerabilidades no seu ambiente fiquem expostas por muito tempo.

O Monitoramento do tráfego de rede é outra forma de identificar cópias de dados para destinos onde a sua empresa não tem qualquer vínculo. É comum vermos relatos de ataques onde grandes volumes de dados são roubados e ninguém percebe. Com um monitoramento ativo, é possível identificar o uso anormal de banda e investigar o motivo.

Segurança na Cloud é um dever de todos!

Por isso, inclua nas suas ações:

  • Escolher a equipe certa;
  • Utilizar softwares confiáveis e atualizados;
  • Entender a conformidade e o papel de cada um na administração da cloud;
  • Estar sempre atento às novas tecnologias que possam surgir no mercado.

Segurança é uma das maiores preocupações em relação à migração para a nuvem. O Cloud Assessment é uma consultoria gratuita que define a infraestrutura necessária para cada empresa, assim como as responsabilidades, processos e indicadores de compromisso de nível de serviço, possibilitando uma jornada para a nuvem de forma segura e descomplicada.

Gostaria de uma avaliação mais profunda e personalizada para a sua empresa? Solicite o nosso diagnóstico gratuito e entenda as necessidades do seu negócio.