Skip to content

Qual a importância do monitoramento de TI?

Qual a importância do monitoramento de TI?

      O monitoramento de um ambiente – seja ele de pequeno, médio, ou grande porte – é tão importante quanto storages, equipamentos de rede, servidores e afins.

       Um dos objetivos do monitoramento da rede, dos servidores e das aplicações é identificar tendências de situações, permitindo que o administrador seja proativo ao invés de reativo. Isso significa que é de fundamental importância que a gestão de TI antecipe os possíveis problemas e as soluções, impedindo que virem incidentes e causem paradas de sistemas e prejuízos à operação, ao invés de esperar acontecer alguma falha e direcionar o peso da questão para terceiros.

      Muitas empresas ainda optam por usar a metodologia “break-fix”, algo como “se quebrar, conserte”. Essa prática leva a períodos de interrupção prolongados que as empresas e seus clientes não podem pagar.

      Por exemplo, o monitoramento pode alertar um administrador do sistema de que o disco rígido de um servidor está gerando erros e prestes a ficar danificado, causando indisponibilidade e perda de dados. Ao receber o alerta, o administrador do sistema planeja e troca o disco rígido antes da parada, evitando assim maiores consequências.

      Outro benefício do monitoramento do ambiente de TI é a coleta de dados. Um bom sistema de monitoramento pode reter informações históricas. Essas informações permitem que um administrador do sistema visualize tendências sobre o desempenho e cargas de trabalho. Isso pode ajudar na tomada de decisão sobre recursos ou componentes adicionais e preparar o ambiente para o crescimento do negócio ou para eventos sazonais.

      O monitoramento permite uma resposta proativa, segurança e coleta de dados de um ambiente de TI. Embora o monitoramento não resolva todos os problemas, ele leva o parque tecnológico de uma empresa a ser mais estável e confiável.

      Quer entender um pouco mais sobre a importância dessa prática nas empresas? Clique aqui e solicite a sua consultoria gratuita.

Esse texto foi escrito por:

Rogerio Pousada de Lima
Analista de TI na AMT Solution Desk
Zabbix Certified Specialist/Professional

Categorias

Tecnologia

Inscreva-se e seja sempre informado sobre os novos conteúdos.