Skip to content

Pública, privada ou híbrida: qual é a melhor nuvem?

Pública, privada ou híbrida: qual é a melhor nuvem?

Depende! Não existe uma solução ideal que atenda todos os perfis e necessidades. É por isso que sempre começamos a definir a solução a partir de um mergulho profundo na realidade específica de cada cliente. 

Com o Cloud Assessment, nosso modelo de planejamento para definição da estrutura ideal na nuvem, identificamos não só os requisitos técnicos e operacionais, mas também as variáveis ligadas à estratégia e à gestão do negócio do cliente. Nosso objetivo é sempre garantir que ele tenha tranquilidade para se concentrar nas suas atividades-fim. 

Para definir a nuvem ideal, é preciso entender qual é a principal restrição. Verba? Se o critério for preço, a nuvem pública e seus recursos compartilhados tende a ser a melhor solução. Compliance/regulamentação? Em alguns mercados e situações específicas, as informações não podem ser hospedadas em espaços compartilhados. Nestes casos, a nuvem privada é a alternativa mais adequada. Controle ou configuração muito específica? Na nuvem pública, o cliente cuida apenas da sua máquina virtual. Já na nuvem privada, é possível alterar praticamente todos os parâmetros da virtualização. 

Seja como for, o mais importante é encontrar o modelo que melhor se adapte à sua necessidade. Na AMT, temos desenvolvido muitos projetos híbridos, em que uma parte específica dos sistemas e das informações fica hospedada em uma nuvem privada e o restante, na nuvem pública. Com isso, tem sido possível aproveitar o melhor dos dois mundos.

Quer saber como otimizar a sua nuvem? Conheça o  Cloud Assessment, uma consultoria exclusiva e gratuita para encontrar a melhor solução para a sua demanda.

 

Categorias

Tecnologia