Você está pronto para recuperar um KPI?
Outro dia, vi o compartilhamento de uma tirinha da Marketoonist.com sobre KPI que me fez pensar no assunto.
Tanto já se falou sobre Indicadores Chave de Performance, os famosos KPI, que hoje é lugar comum uma organização ter o seu Dashboard cheio de indicadores. São lindos painéis com informações em verde, que torcemos pra ser a maioria, algumas amarelas e talvez umas em vermelho mostrando que algo não está bem.
É esse o caso mais importante e que, muitas vezes, deixa o gestor olhando pra tela. Quando um KPI mostra um valor fora do esperado, o que você faz? Senta e chora? Grita e começa a dar bronca no setor responsável? Bate no Dashboard? Enfim, qual é a sua estratégia para recuperar um indicador que está apresentando um valor ruim para a organização?
Montar um conjunto de indicadores que reflitam o que você precisa controlar dentro da organização já é um desafio. É necessário mapear os processos e entender as regras de negócio. Para isso você encontra muita ajuda no mercado. Há vários modelos e templates.
Mas cabe ao gestor conduzir o planejamento do que deve ser feito para recuperar um indicador que esteja no vermelho. Para cada um, deve haver um documento com as possíveis causas raiz e apresentando planos de ação pra correção. Isso deve ser elaborado no ato da definição do indicador, não depois quando o valor não satisfatório estiver piscando no painel.
A organização precisa estar pronta para agir quando um indicador mostra um valor ruim. Para as ações serem disparadas quando isso acontece, elas precisam estar definidas, as equipes responsáveis capacitadas e os recursos alocados.
Ter esse planejamento pronto é uma parte importante da governança estratégica. Se você ainda não tem o seu, melhor começar a pensar enquanto a luz está verde.
Marcello Pignataro
Diretor de TI na AMT
Precisa de ajuda? CLIQUE AQUI e fale com um especialista.