Skip to content

Matriz de Responsabilidades

Matriz de Responsabilidades

Por Flavio Correia, Arquiteto Sênior da AMT 

Planejamento é um ponto central no trabalho da AMT. É algo tão importante que nós criamos um produto específico chamado Cloud Assessment, que pode ser resumido como uma consultoria de planejamento para que se obtenha tranquilidade máxima com a nuvem, em termos de segurança, disponibilidade e desempenho. 

Cloud Assessment

 

No Cloud Assessment, um dos pontos mais importantes é, sem dúvida, a Matriz de Responsabilidades. É através dela que são definidas as fronteiras das atribuições de cada um, tanto o provedor de nuvem quanto o próprio cliente. 

Existe uma falsa expectativa por parte de muitas empresas de que, pelo simples fato de ter migrado a sua estrutura para a nuvem, tudo estará automaticamente protegido e o backup, garantido. Cuidado! Se não estiver formalizado na Matriz de Responsabilidades que as rotinas de backup ficarão a cargo do provedor de nuvem, ele certamente não cuidará deste ponto. 

No caso de grandes provedores de nuvem, a responsabilidade deles recai  sobre a manutenção e proteção da infraestrutura da nuvem. Garantir a atualização e segurança da sua máquina virtual é responsabilidade do cliente.

Na AMT, o cliente pode optar por contratar serviços gerenciados, onde podemos atuar nas suas máquinas virtuais, ora para o backup, ora para a segurança, ora para o gerenciamento do sistema operacional. Isso torna cada projeto único e o cliente tem uma solução personalizada que pode ser diferente daquela contratada em um grande provedor de Cloud.

Definição da arquitetura 

 

É por isso que nós fazemos questão de começar cada projeto definindo a arquitetura, escopo e a Matriz de Responsabilidades. Somos muito criteriosos e detalhistas em determinar claramente quem faz o que – e quando!  Esse é um ponto crucial: os prazos também precisam ser considerados na matriz. Não se trata simplesmente de definir quem vai ficar responsável por cada área mas também os níveis de resposta e serviço esperados. Importante é que não haja nem surpresas, nem dúvidas, muito menos bolas divididas. 

A partir da definição das responsabilidades, determinamos os fluxos de trabalho – como as atividades se distribuem e se sucedem, o que depende de quê…  É como uma corrida de revezamento em que o sucesso só acontece se cada um souber onde e quando entrar em ação. 

Categorias

Tecnologia