Cloud: Jornada para a nuvem com segurança, economia e tranquilidade

Cloud: Jornada para a nuvem com segurança, economia e tranquilidade

No Telefone Vermelho desta semana, vamos trazer um caso real de um cliente que decidiu migrar seu ambiente para a nuvem e, no dia programado para a migração, sofreu um acidente gravíssimo – um ataque de Ransomware. O que já seria um grande desafio se tornou uma corrida insana contra o tempo. Em um dia, conseguimos migrar os servidores para a AMT e a empresa começava a operar novamente. Em duas semanas, a migração foi 100% efetivada, saindo de um SLA de 80% de disponibilidade para 99,7%. Quem vai contar agora e no Telefone Vermelho é William Lima, CIO da Calçada Empreendimentos Imobiliários, uma das empresas mais tradicionais do setor: 

 

Transparência e parceria desde o início 

William: “O primeiro ponto que foi marcante na minha relação com a AMT foi a clareza da proposta – essa aliás foi a maior motivação para a contratação da AMT. Pelo descritivo que foi apresentado, sabíamos quanto iríamos gastar em cada item, com tudo separado, visível. Nas outras propostas, não ficava evidente o que aconteceria se as condições de uso sofressem qualquer alteração”. 

 

Ação imediata, muito além do previsto

William: “No dia da virada, tivemos o acidente com um ataque de Ransomware. O que estava difícil ficou 20 vezes pior. Era uma manhã de segunda-feira, no início de agosto do ano passado. Começamos a notar que os sistemas estavam lentos; percebemos o ataque. Imediatamente, a equipe da AMT se deslocou para a sede da Calçada para ajudar a contornar a situação. Nosso storage foi levado fisicamente para o datacenter da AMT, que muito rapidamente levantou as máquinas virtuais. Em um dia, já tínhamos voltado a operar”. 

 

Depois do caos, a tranquilidade 

William: “Superamos o enorme desafio de recuperação deste desastre e saímos dele fortalecidos. A AMT costuma defender que o trabalho dela consiste em levar tranquilidade para as operações. Senti na prática o que isso significa. Hoje, estamos com um ambiente seguro, com governança e suporte 24×7. Nosso SLA de disponibilidade está em 99,7%”. 

 

O outro lado 

Este episódio com a Calçada teve um final feliz mas o começo não poderia ter sido mais desafiador. Temos uma orientação de buscar a solução para as questões do cliente independentemente de condições pré-estabelecidas ou da nossa responsabilidade direta sobre a situação. Por isso, não titubeamos e arregaçamos imediatamente as mangas e nos mobilizamos para virar o jogo o mais rapidamente possível.

Mas essa não é a forma como gostamos de começar uma relação. Preferimos sempre dar a largada para os nossos projetos de uma forma menos “acidentada”. Aliás, esse é um dos pontos fortes do nosso trabalho: o planejamento, com o desenvolvimento de uma especificação técnica detalhada, que chamamos de Cloud Assessment. É com ela que analisamos o ambiente e as aplicações do cliente e indicamos a melhor solução de hospedagem que garantirá disponibilidade, desempenho e eficiência.

 

Cloud assessment

Para contribuir com as empresas que estão precisando enfrentar novos desafios na organização da sua equipe – que está parcial ou integralmente em trabalho remoto – e de otimização de recursos – financeiros e operacionais -, resolvemos oferecer a nossa consultoria de Cloud Assessment de forma 100% gratuita. É hora de todos nos mobilizarmos pela recuperação e pelo crescimento das empresas.

Dividimos a consultoria de Cloud Assessment em quatro etapas: 

1 – Definição de Arquitetura

Análise detalhada de todos os sistemas utilizados e diagrama preciso de como eles ficarão hospedados na nuvem.

2 – Definição de Matriz de Responsabilidade

Identificação dos responsáveis por cada etapa do projeto elaborado.

3 – Definição de Acordo de Níveis de Serviço (SLA) 

Definições de tempo máximo que o sistema poderá ficar indisponível, políticas de backup e recuperação e tempo de resposta do suporte da nuvem.

4 – Planejamento da Jornada para a Nuvem

Relatório com especificações técnicas sobre requisitos e funcionalidades para otimizar a solução em Cloud e uma estimativa do investimento necessário, levando em consideração as diretrizes pré-definidas.

Acompanhe nosso próximo Telefone Vermelho, na sexta-feira, e aproveite esta oportunidade de migrar para um novo nível de segurança, economia e tranquilidade.