Skip to content

Como ter senhas mais seguras?

Como ter senhas mais seguras?

Muitas pessoas utilizam senhas fracas e reaproveitam em diferentes serviços pela internet a fora.

A reutilização das senhas é um problema gravíssimo que culmina em diversos vazamentos que ocorrem todo ano, principalmente em grandes sites.

Quando se aplica a mesma senha para todos os serviços, no momento que ocorrer um vazamento, suas informações ficarão expostas a qualquer pessoa na web e, dentro desse grupo existem indivíduos com más intenções que se aproveitam do incidente para aplicar golpes com o objetivo de extorsão.

Todavia, como podemos usufruir dos serviços da internet utilizando senhas fortes e únicas?

Existe uma solução, que é o gerenciador de senhas. Trata-se de um software que pode ser instalado em qualquer dispositivo como smartphones, notebooks e desktops, e em diferentes sistemas operacionais, podendo até mesmo ser instalado no navegador de acesso à web.

Como ele funciona exatamente?

São geradas senhas aleatórias e seguras, e suas informações de login são armazenadas para todos os sites, até mesmo dados de senhas de cartões, documentos etc. Se for configurado como extensão do navegador, pode preencher as informações automaticamente no site acessado.

Isso também contribui para que não seja utilizada a mesma senha em todos os sites, o que diminui consideravelmente as chances de que alguém acesse todos os seus dados online sem o seu consentimento.

É totalmente seguro utilizar o gerenciador de senhas, pois ele criptografa o banco de dados e só pode ser acessado por uma senha mestra criada pelo próprio usuário, sendo essa a única senha que precisa ser lembrada, dando adeus a difícil tarefa de decorar uma senha para cada site.

Vale lembrar que os navegadores já possuem gerenciadores de senhas instalados, porém, não devemos utilizá-los, pois os navegadores não salvam as senhas no método criptografado, possibilitando que o arquivo onde estão armazenadas as senhas seja facilmente verificado pelo disco rígido de um computador.

As lojas de aplicativos oferecem diversas opções de escolha, porém, esteja atento às avaliações dos apps dentro das lojas. Faça uma breve pesquisa em sites especializados em reviews de aplicativos focados em segurança da informação para verificar a confidencialidade e integridade dos mesmos.

Observe se o aplicativo selecionado já teve algum vazamento de dados e outros tipos de reviews negativos antes de efetuar a instalação.

Usar um gerenciador de senhas é uma escolha inteligente quando se está 24hrs conectado através de qualquer dispositivo. Isso evitará problemas futuros com suas informações digitais.

Caroline Figueiredo,
Técnico de Suporte N1 na AMT

Categorias

Tecnologia

Inscreva-se e seja sempre informado sobre os novos conteúdos.