A Internet se tornou a sua rede corporativa?

A Internet se tornou a sua rede corporativa?

E a segurança, como vai?

A tendência atual é a mesma de sempre, vamos aproveitar pra fazer mais e tentar pagar menos. Uma arquitetura multicloud espalhando cargas de trabalho computacionais em diferentes provedores veio para aproveitar o que cada uma tem de melhor.

Mas como fica a segurança? Definir perímetro e saber quem poderia acessar o que e onde era simples num ambiente contido. Os pontos de atenção agora são outros, pois como se costuma dizer sua rede corporativa passou a ser a Internet.

Uma das técnicas utilizadas hoje para este tipo de cenário é a microssegmentação de rede, onde o ambiente multicloud é dividido em zonas. É a velha estratégia de dividir para conquistar ou, nesse caso, proteger. Em cada zona, aplica-se uma política de segurança própria, com controles, ferramentas e serviços específicos.

Essa arquitetura de segurança segmentada permite um alto nível de granularidade nas políticas de segurança, tanto na comunicação client-to-server como server-to-server. Assim, aumenta a proteção e o controle sobre os ativos digitais da organização e traz mais tranquilidade para a equipe de segurança.

Quer saber mais sobre o assunto? Faça o  Cloud Assessment e receba um diagnóstico gratuito do seu ambiente de TI.


Marcello Pignataro,
Diretor de TI na AMT Cloud.