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Cloud computing e hospedagem de sistemas
Hospedagem de sistemas em nuvem privada, pública, híbrida ou multi-cloud.
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Hospedagem de sistemas em nuvem privada, pública, híbrida ou multi-cloud.
A hospedagem pode ser por Cloud Computing (modelos em nuvem) ou em Bare Metal (máquinas físicas).
Todo projeto de hospedagem de sistemas leva em consideração as ferramentas de segurança da informação e serviços gerenciados para apoio na sustentação do ambiente do qual farão parte.
A segurança da informação no projeto considera as necessidades de Firewall, VPN, antivírus e backup.
Para a segurança de borda, a AMT conta com parcerias importantes para produtos e treinamento interno.
Cloud Computing utiliza ambientes de virtualização, onde as cargas de trabalho, sistemas e aplicações do cliente são hospedados em máquinas virtuais. Esse sistema traz vantagens como disponibilidade e escalabilidade.
Os projetos executados pela AMT são bem variados, assim como os modelos de Cloud Computing disponíveis.
Conheça as opções:
Nuvem Pública (Nuvem AMT) – ambiente de hospedagem segregado, comporta mais de um cliente ao mesmo tempo na nuvem. A separação funciona de forma que um cliente não tenha acesso ao ambiente de outro, é garantida pelas redes virtuais que impedem a comunicação direta entre sistemas de redes distintas. O compartilhamento de recursos (por exemplo, CPU e memória) ocorre pelos componentes físicos dos computadores que compõem o ambiente de virtualização.
Esse modelo entrega disponibilidade, desempenho e escalabilidade. Costuma apresentar menor custo para o cliente, o valor corresponde ao recurso alocado sem desperdiçar processamento.
Nuvem Privada – todo o ambiente de virtualização, hospedado em Datacenter AMT ou on-premises (na unidade do cliente) é exclusivo do contratante. O projeto analisa as necessidades de hospedagem dos sistemas do cliente e sua capacidade e identifica os recursos computacionais mais adequados. Neste formato, o cliente conta com a possibilidade de configurar todo o ambiente de virtualização de acordo com sua necessidade, ajustando parâmetros de disponibilidade, escalabilidade e desempenho.
Esse modelo é indicado para quem deseja ter maior controle sobre o ambiente de virtualização ou que, por conta de normas e regulamentos, não possa utilizar a Nuvem Pública.
Nuvem Híbrida – modelo misto onde o cliente pode contar com as vantagens da Nuvem Pública para parte de seus sistemas e da Nuvem Privada para outra parte. A Nuvem Híbrida também pode ser utilizada para dividir cargas de trabalho entre a Nuvem Pública e servidores Bare Metal.
Multi-Cloud – modelo onde as cargas de trabalho do cliente são distribuídas por mais de uma Nuvem Pública. Enquanto uma hospeda um banco de dados, outra hospeda uma aplicação e uma terceira um outro serviço, por exemplo.
A modalidade é indicada quando há necessidades específicas dos sistemas e aplicações cujas características (licenciamento, serviços etc.) de uma determinada nuvem trazem vantagem.
Gerenciamento de sistema operacional – sustentação dos sistemas operacionais e seus serviços nativos preservando a infraestrutura de servidores disponível para executar as aplicações.
Gerenciamento de sistemas de banco de dados – durante a execução do processo, o desempenho, a capacidade e a segurança do ambiente são continuamente avaliados.
Gerenciamento de sistemas de segurança – sustentação da infraestrutura de segurança do cliente em Datacenters, Nuvens ou on-premises (no ambiente do cliente).
Controle de atualizações de sistemas e serviços – solução desenvolvida para garantir que sistemas operacionais e serviços de máquinas (virtuais ou físicas) de clientes, hospedadas nos Datacenters AMT sejam mantidos atualizados.
Todo o ambiente da Nuvem AMT e de hospedagem Bare Metal para clientes é hospedado em dois sites da AMT.
AMT-RJ3: padrão TIER III, localizado no Rio de Janeiro;
AMT-RJ1: padrão TIER II, localizado no Rio de Janeiro.
A AMT mantém parceria com a Dell Technologies para fornecer atendimento de missão crítica para seus equipamentos. Isso, aliado aos contratos com empresas de Telecom e Datacenter, permite uma oferta confortável de Acordos de Nível de Serviço (SLA) em conformidade com os requisitos dos clientes.
Todo o ambiente de datacenter e hospedagem de sistemas de clientes é monitorado em tempo contínuo, desde a utilização de recursos computacionais, até a disponibilidade de links e aplicações ou performance de bancos de dados. Esse monitoramento possibilita que as equipes responsáveis identifiquem situações de risco e ajam rapidamente, caso necessário.
Atendimento dedicado: o ponto focal para suporte aos serviços de hospedagem é o Solution Desk AMT, onde o cliente tem um atendimento humanizado, em português, feito por alguém que conhece o cliente e sabe sobre a importância dos sistemas para o seu negócio.
Todos os tratamentos são registrados no sistema de chamados da AMT, onde o cliente poderá acompanhar as ações relacionadas ao atendimento.
Flávio e Antonino
Comercial na AMT
Conhecemos de perto cada cliente e o seu negócio.Temos um Solution Desk que funciona 24 horas por dia, durante os 7 dias da semana com um atendimento humanizado e totalmente dedicado.
Nossos processos e controles ajudam você a acompanhar de perto sua jornada e alcançar seus objetivos. Temos uma equipe 100% comprometida em fazer com que tudo funcione da melhor maneira. Fique tranquilo, quando tiver alguma dúvida ou demanda, estaremos prontos com a melhor solução, no menor prazo possível.
Todo o trajeto foi leve, realizado por uma boa equipe e apresentava a transparência que buscávamos em relação aos recursos. Isso ficou bem claro com o processo de arquitetura de TI. Dentre as soluções propostas e implantadas estão os servidores virtuais, conectividade, firewall dedicado, monitoramento, backup e o Solution Desk da AMT.
Marcos Mangi Sócio-diretor TopTargetVeja aqui algumas experiências trazidas por grandes clientes, e saiba o que podemos fazer por você.
O Solution Desk AMT conta com uma estrutura capaz de prover um atendimento de alto nível e apoiar a operação de missões críticas das empresas. A equipe técnica recebe treinamentos constantes nas tecnologias utilizadas e nos processos pertinentes. É política da AMT o desenvolvimento de cada colaborador, que é constantemente avaliado.
Toda a operação é auditada com frequência, de forma que haja garantia de que os processos e a equipe estejam aptos a prestar os serviços de acordo com os padrões de exigência da AMT.
A missão do Solution Desk AMT é resolver de fato o problema do cliente, dar suporte e conter qualquer evento que prejudique os serviços prestados, garantindo uma operação eficiente, segura e ininterrupta. Para conseguir isso, não basta uma equipe composta por pessoal qualificado e comprometido com o negócio do cliente, seus serviços e servidores. Para uma operação de sucesso, é necessário, também, ferramentas adequadas, muita organização, metodologia e boas práticas.
Para saber mais sobre a Nuvem AMT, tipos de serviços ou infraestrutura, faça um Cloud Assessment, converse com um especialista e tire suas dúvidas.
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Atualmente, não nos preocupamos mais com falta de luz porque sabemos que a nossa operação vai prosseguir estando no datacenter da AMT que também nos oferece redundância, deixando o risco de impacto ainda mais distante. Outro fator que nos deixa seguros, além da infraestrutura, é a quantidade de links de Internet que possibilita que continuemos conectados.
Gustavo Adolfo Cardoso da Costa Coordenador de Infraestrutura de TI da UniCarioca