Há cerca de dois meses, na AMT Cloud, recebemos uma solicitação de uma instituição que havia sofrido um ataque de ransomware, afetando mais de 500 servidores, físicos e virtuais, e mais de 10.000 equipamentos. Utilizamos nossa parceria e capilaridade com players como a Equinix para mitigar os principais sistemas críticos e restaurar a operação.
Hoje, fomos surpreendidos por uma pane operacional gigantesca, possivelmente a maior disrupção na área de TI da história. Ainda é cedo para determinar a extensão do impacto, mas sabemos que tudo começou na Ásia, se espalhou pela Europa e EUA, e chegou ao Brasil nesta manhã, afetando bancos, aeroportos e diversas empresas.
Entenda como apagão cibernético que afeta computadores atingiu voos, serviços bancários e de saúde por todo o mundo O Globo
O que causou a pane?
O ocorrido não foi um ataque de ransomware, mas sim uma atualização nos sistemas Windows da CrowdStrike. A atualização automática, principalmente em sistemas operacionais Windows 10, causou a temida “tela azul”, paralisando os computadores e exigindo intervenção manual para retomada dos serviços. Imagine aeroportos e caixas eletrônicos parados – é realmente um caos.
Além dos sistemas operacionais, serviços como o storage do Azure da Microsoft, onde se hospedam servidores e serviços como o OneDrive, também foram afetados em algumas zonas utilizando a solução da CrowdStrike, causando uma ação sem precedentes.
A importância da cibersegurança no board
Recentemente, em uma visita à Universidade de Berkeley e à conferência RSA, ouvi conselheiros de grandes corporações ressaltaram a importância de ter executivos com conhecimento em cibersegurança no board. Atualmente, apenas cerca de 5% das empresas da Fortune 500 têm essa expertise. Isso reforça a preocupação de muitos CIOs: quanto tempo leva para minha operação retornar em caso de pane, seja por ataque ou falha de sistema, como esta que estamos enfrentando?
Além disso, há o problema de concentrar todos os recursos em um único fornecedor, como sempre advertiu Warren Buffett. Confiar em uma única tecnologia ou fornecedor é arriscado. A solução está em criar uma arquitetura que suporte as principais ameaças conhecidas e esteja preparada para o desconhecido. Isso se faz através de um plano de contingência eficaz e inteligente, garantindo a continuidade dos negócios.
DR Assessment da AMT Cloud
Na AMT Cloud, neste momento que tecnologia faz parte dos negócios, desenvolvemos um serviço chamado DR Assessment. O serviço DR Assessment avalia o plano de contingência do seu negócio e produz um, caso você não tenha.
Analisamos sua arquitetura operacional e seus sistemas críticos, avaliamos as simulações periódicas, garantindo a recuperação do seu negócio. O objetivo é informar em quanto tempo os seus serviços de TI serão recuperados numa eventual necessidade.
Garanta a continuidade do seu negócio com o Disaster Recovery Assessment da AMT Cloud. Clique aqui e saiba mais!