Sistemas, processos, pessoas e parceiros: os desafios de TI são os desafios da gestão

Sistemas, processos, pessoas e parceiros: os desafios de TI são os desafios da gestão

Hoje, tivemos uma excelente chamada do Telefone Vermelho com o mestre em gestão e ex-CIO de várias corporações Etienne Vreuls. Concentrando nossa atenção nas empresas que estão planejando a migração dos seus sistemas de gestão para a nuvem, compartilhamos experiências e conhecimentos práticos que podem fazer toda a diferença nesta jornada.

 

O primeiro desafio: entender a organização

Antes de pensar na implantação na nuvem ou até na própria definição do sistema de gestão, é fundamental entender como a organização funciona e como deve funcionar. “Trabalho como CIO as a service, que é um modelo bem interessante, que me permite compartilhar experiências com mais empresas, sempre com o foco em apoiá-las no sentido de empregar adequadamente os recursos de TI para alcançar seus objetivos estratégicos. A definição do sistema de gestão e do modelo ideal de contratação – Software as a service ou Platform as a service – vai depender dos mecanismos de gestão da empresa, explicou Etienne Vreuls, já na abertura.

 

As organizações funcionam como organismos vivos

“Definitivamente, você não vai querer trocar o sistema de gestão ou o modelo de contratação a cada ano. A decisão que você tomar agora deve levar em consideração o momento atual da sua organização e as condições que serão necessárias para suportar a sua evolução ao longo do tempo”, alertou Etienne. 

 

“A transformação digital passa pela transformação humana”

A organização, seus parceiros e sistemas fazem parte de um grande ecossistema, que precisa funcionar de forma integrada e equilibrada. Simplesmente delegar para TI uma solução mágica e esperar que a TI vai resolva tudo é um grande erro, nas palavras do nosso convidado: “A TI é um meio; o que interessa de verdade é a organização. Para qualquer planejamento funcionar, é indispensável que toda a organização esteja envolvida. Se você simplesmente larga na mão de TI, pode ter certeza: não vai funcionar! As pessoas são os elementos fundamentais em qualquer processo. Elas precisam estar mobilizadas para garantir que o sistema todo funcione com harmonia”. 

 

O que comanda (ou deve comandar) todo o processo é a necessidade do negócio

O que acontece quando os sistemas funcionam de uma forma adequada? E qual é a experiência do usuário e cliente final quando o ambiente não garante a eficiência e tranquilidade desejadas? Nós todos já passamos pela experiência de perda de tempo – e recursos – associada a modelos de gestão que não se mostram capazes de atender as demandas de uso no dia a dia. “Todos os parceiros e a equipe precisam estar mobilizados para garantir a melhor experiência possível na ponta”, ressaltou Etienne. 

 

O Telefone Vermelho vai tocar novamente nas próximas semanas

Acompanhe as próximas chamadas do Telefone Vermelho da AMT: 

 

11.jun – Cloud: a Jornada para a Nuvem com Segurança, Economia e Tranquilidade, com William Lima, da Calçada e 4 Security

18.jun – LGPD: gestão de identidade, os desafios e soluções para proteger seus dados, com Mauro José de Souza, da E-Trust

25.jun – Cloud e HPC: as novas fronteiras da Computação de Alto Desempenho, com o professor Álvaro Coutinho, da Coppe/UFRJ